terça-feira, 20 de setembro de 2011

EVENTO CULTURAL GOCA MORENO

Exposição revela pessoas, comportamentos e paisagens
Créditos: Maurício Maron

A Casa de Arte Baiana e o Espaço Goca Moreno elaboraram uma programação especial para comemorar a 5ª Primavera dos Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), que na Bahia acontece simultaneamente em dez municípios e reúne 34 instituições, parques históricos e casas de cultura.
Com o tema “Mulheres, Museus e Memórias”, o evento acontece de 19 a 25 de setembro em todo o território nacional. Em Ilhéus, a Casa de Arte Baiana iniciará as atividades comemorativas no dia 20, às 18 horas, com a abertura da exposição “25 anos de jornalismo de quem saiu para escrever e resolveu também fotografar”, do jornalista Maurício Maron.
A exposição, que tem o patrocínio do Grupo Santa Helena e o apoio cultural da Liquigás, encerra um ciclo de apresentações – iniciado em abril – que percorreu municípios baianos e traz fotografias que registram parte da trajetória do jornalista após ter trabalhado em sete estados brasileiros e em Angola, na África, onde cobriu um período decisivo da guerra civil naquele país.
São 60 peças quer revelam locais e comportamento humano. Após esta exposição, as peças serão doadas ao Rotary Club e comercializadas em um leilão que será realizado entre os membros da instituição. Os recursos arrecadados serão aplicados em projetos culturais do Rotary. Ainda no dia 20, será exibido o documentário “História de vida de uma mulher de Ilhéus”, de autoria de Tereza Sharf.
De acordo com Dida Moreno, coordenadora do espaço cultural, no dia 22, às 18 horas, a historiadora Eliane Sabóia fará palestra sobre a vida e obra da escritora Zélia Gattai. Eliane volta a palestrar no dia seguinte, 23, tendo como tema central a história de Nise da Silveira e o museu do inconsciente.
A Casa de Arte Baiana e o Espaço Goca Moreno ficam localizados à rua Antônio Lavigne de Lemos, 76, no Centro Histórico de Ilhéus. O projeto cultural é resultado de uma proposta do artista plástico Goca Moreno, um dos mais importantes artistas contemporâneos da Bahia. Além expor e comercializar suas obras, Goca mantém em plena atividade um espaço destinado à exposição de obras de outros artistas. O espaço já é um dos mais visitados em Ilhéus e prima pelo bom gosto e pela sofisticação.
Texto enviado por Ismeraldo Pereira (Rotary Club de Ilhéus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário